quarta-feira, 27 de julho de 2016

CONFIE NO SENHOR

"Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem-gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos." (Provérbios 3.1-8)

      No meu devocional de ontem me deparei com este texto de provérbios e fiquei a pensar na simplicidade deste texto que nos diz basicamente faça tudo certo que tudo irá bem. Confie no Senhor, pois Ele estará contigo sempre. Para ter sucesso você precisa de Deus.
     Na clareza deste texto podemos perceber que o único pedido de Deus para nós é confie em Mim, deixe-Me guiá-lo, faça tudo corretamente e siga os Meus ensinamentos, que de todo o restante Eu cuido. Conforme Salmos 37.5 "Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará."

quarta-feira, 20 de julho de 2016

AMIZADE SINCERA

"Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto do que um irmão longe." (Provérbios 27.9-10)

Hoje 20 de julho comemora-se mais uma vez o dia do amigo, tempo de valorizar quem está conosco em todos os momentos. O texto de Provérbios fala justamente dessa valorização do amigo sincero, aquele que está conosco nas alegrias e nas dificuldades.
Nesse aspecto, o texto mais conhecido é o de Provérbios 17:17 "O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão." que quer dizer que é na dificuldade que conhecemos os amigos realmente leais, pois é fácil ser amigo nos momentos de alegria, mas  é no sofrimento que percebemos com quem realmente podemos contar.
Ser amigo de verdade é fazer-se presente nos momentos bons e ruins é compartilhar a vida para que os fardos se tornem mais leves. É estar junto para comemorar as vitórias e agradecer a Deus pelas bençãos recebidas, mas é também estar junto quando as coisas não vão bem dando forças, incentivando e orando pelo bem estar do amigo.
Tudo isso que trago neste texto não é novidade, e eu nem pretendia que fosse, mas considero importante pensar sobre o que é amizade em tempos em que ela tem se tornado tão rara.
Os verdadeiros amigos são presentes de Deus em nossas vidas para enriquecerem nosso viver e compartilharem a vida conosco, não precisam estar conosco todos os dias, mas quando quando nos encontramos o entendimento é como se nunca tivessem ficado distantes.
Amizade verdadeira é aquela que só é preciso um olhar para se entender o que se passa com o outro. É dizer a verdade sem temer magoar o outro. Amigo é aquele com quem você pode contar.

terça-feira, 19 de julho de 2016

TESTEMUNHO

      Falar sobre mim eu sempre achei difícil, porque penso demais no impacto das palavras. Mas hoje, gostaria de falar um pouco da minha vida com Deus.
      Cresci em uma família cristã, sempre participei das programações da igreja e até aí ok, mas foi aos 13/14 anos num Encontro Regional de Jovens que eu senti pela primeira vez que precisava mais de Deus, que precisava de um relacionamento mais próximo com Ele, foi ali que eu verdadeiramente entreguei minha vida ao Senhor.
      Ter Jesus como meu Senhor e salvador pessoal é maravilhoso, indescritível, mas a caminhada na fé não é um mar de rosas, quem entregou sua vida a Deus sabe disso, porém a certeza de não estar só nos fortalece a seguir adiante.
      Quando falo que não é um mar de rosas quero dizer que a maior dificuldade para mim sempre foi a falta de comunhão com irmãos na fé, porque por eu ser bastante tímida, e pensar demais antes de falar qualquer coisa tenho dificuldade em interagir, me integrar com as pessoas. Não sei puxar conversa. E isso também dificulta a questão de evangelizar.
      Nesse final de semana participei de um congresso de lideranças onde estudamos sobre Coaching, foi muito importante para que eu pudesse refletir sobre minha vida, meus objetivos, minhas escolhas. Analisando minha vida não percebi formas de mudar a minha rotina de hoje, mas percebi que por mais que eu tenha muitas coisas pra fazer poucas delas são coisas que eu quero fazer, coisas que tem impactado a vida de outros.
      Durante a atividade do coaching estabeleci como meta melhorar o Ministério Infantil, assumindo verdadeiramente a responsabilidade por ele. É algo que pretendo sim colocar em ação, mas numa reflexão posterior, muito influenciada pelo testemunho de uma seminarista, percebi que o que eu preciso é conhecer mais de Deus, essa sede de conhecê-lo mais e mais tem crescido.
     Desde pequena, antes mesmo de se cogitar abrir vaga para mulheres no seminário da denominação que frequento, quando eu pensava na profissão que ia seguir eu sempre respondia pastora ou professora. Estou terminando o curso de pedagogia e quero atuar nessa área, mas o "sonho" da teologia, está piscando em minha mente de novo.
      Estou com dúvidas sobre o que fazer. Hoje estou empregada, trabalhando em algo que gosto muito, estou terminado uma faculdade e quero atuar nessa área, mas sinto essa necessidade de aprender mais de Deus, não necessariamente cursar teologia mas aprender mais, estudar com mais profundidade. Se você leu este texto me auxilie em oração para que Deus me mostre o caminho que Ele quer pra mim. Desde já obrigada!